quarta-feira, 11 de maio de 2011

Algumas Palavras Sobre o Dia de Hoje...

Eu sei que alguns vão discordar, eu sei que alguns vão até me crucificar por eu escrever isso aqui mas como eu acredito e defendo um direito chamado liberdade de expressão eu vou falar mesmo assim. Hoje(11/05/2011) tivemos uma aula de Lógica Linguagem e Cognição na qual o nosso professor Sérgio Bicudo conversou conosco sobre nossa atitude e teve a oportunidade de se expressar. Logo após terminar sua fala, senti quase que instantaneamente uma sensação de arrependimento e culpa.
Erramos, isso é fato, fomos infantis e precipitados colocamos em jogo o emprego de um trabalhador, o emprego de um cara que na verdade estava lá com a melhor das intenções e no final nem ao menos pode se defender. Não espero realmente que todos vocês estejam de acordo com o meu ponto de vista e com os meus sentimentos(diga-se de passagem chegaram meio atrasados), mas espero que a grande maioria de vocês tenha sentido o mesmo que eu senti, tenha sentido pelo menos uma pontinha de arrependimento e culpa com relação ao possível(e quase certo) afastamento do professor Sérgio Bicudo não só do nosso semestre, mas sim do curso inteiro, espero também poder fazer alguma coisa pra tentar reverter esta situação, e mais uma vez espero realmente da maioria de vocês que me ajudem nisso, ainda não sei como mas espero poder consertar este estrago que NÓS causamos.
Todo mundo erra um dia, isso é humano, natural, não nos deixemos tomar pelo orgulho que faz negar este erro, gente nós erramos e cabe a nós tentar reverter tal situação. Lembrem-se que o que está em jogo é o emprego de um professor, mestre e doutor, competente o suficiente para lecionar na PUC.
Só mais uma coisa, eu sei que errei também, sei que assinei o abaixo assinado, bati de frente, participei também, mas eu tive humildade e consciência para assumir meu erro(mesmo que tarde) e querer reverter a situação. O professor Sérgio Bicudo foi vítima da nossa infantilidade e irresponsabilidade, eu espero que a maioria de vocês pense do mesmo jeito que eu penso.

Att,

6 comentários:

  1. Eu me senti super transtornada com tudo que aconteceu. Não acho que a culpa foi inteiramente nossa, do primeiro ano, mais especificamente da VB. Nenhum de nós, ou a maioria, esperava que a coisa tomasse essa dimensão toda que tomou.
    Me senti culpada sim por tudo que aconteceu mas também acho que vai ser difícil reverter a situação.
    Enfim, concordem ou descordem, eu realmente fiquei transtornada com as palavras do professor hoje. Ele mostrou o lado dele, mesmo que tardiamente. O lado que todo mundo, principalmente o "alto escalão" da PUC, deveria ter buscado ouvir antes de tomar uma decisão dessa.
    Bem, não adianta. Eu também assinei o abaixo assinado, também participei de tudo. Agora não adianta ficar com o rabinho no meio das pernas e me sentir culpada. Só esse sentimento não vai mudar coisa alguma da situação. Caso seja possível fazer alguma coisa a favor do nosso curso e a favor do Bicudo, contem comigo.

    ResponderExcluir
  2. Não se pode culpar um só lado. Esse processo tem vários aspectos.
    Mas as consequencias foram bem além do esperado, esse espanto geral mesmo foi causado pela arbitrariedade das pessoas que efetivamente promoveram a demissão.

    De minha parte também, se houver algo a ser feito para o professor tenha seu direito de resposta respeitado, terei prazer em ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Como também defendo o direito da liberdade de expressão, venho aqui me expressar.

    Ok, não fomos éticos em realizar e assinar um abaixo assinado pedindo a troca do professor, sem ao menos deixá-lo se explicar para NÓS, alunos da VB1, do primeiro semestre de 2011. Agora, quantas vezes essa ética tão esperada da parte do professor para com os alunos, também foi deixada de lado? Não só pelo fato de não nos entregar a ementa do curso, ou um plano de aulas detalhado; mas também pelo número de aulas em que estivemos focados em realizar uma atividade (a criação de um gmail e twitter profissionais) que seria explorada no terceiro semestre. E quando recuperaríamos as aulas em que, ao invés de dedicarmos à disciplina de Lógica, Linguagem e Comunicação, dedicamos à isso?

    Todos sabemos que não fomos a primeira turma a ter problemas com o professor Sérgio Bicudo, e que também não fomos os primeiros a tentar resolver, seja com conversa ou com abaixo assinado. Eu sou humilde também, e reconheço que nós erramos ao organizar e assinar o abaixo assinado sem antes tentar conversar com ele novamente, para que ele pudesse se explicar. Agora, também sou realista, e tenho a minha consciência tranquila em relação à demissão do professor. Um abaixo assinado de aproximadamente 20 alunos do primeiro semestre do curso, não causaria, sozinho, a demissão de um professor, em uma instituição respeitável como a nossa universidade.

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  4. Concordo Plenamente com a Stella, o fato de não termos conversado com o professor antes do abaixo assinado não foi ético, mas ele também não foi ético ao não dar a devida aula que ele mesmo falou tantas vezes que queria dar.Não me sinto culpada, não foi a nossa turma que causou a demissão dele, mas uma série de fatos que ocorrem a anos.

    ResponderExcluir
  5. Porque os comentários foram removidos? Cadê a liberdade de expressão?

    ResponderExcluir
  6. Tinha uns 3 comentários aqui, foram removidos mesmo, não sei se alguém removeu ou se é algum bug do blogspot, mas eu sei que não fui eu, alias não tenho nem permissão pra moderar os comentários neste blog

    ResponderExcluir